top of page

Teleatendimento - vantagens, desvantagens e oportunidades de melhoria

  • plexusjr
  • 23 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

1. Vantagens

  1. Uma das vantagens do teleatendimento é poder dar continuidade ao atendimento de pacientes, mesmo à distância, além de possibilitar que pacientes possam conhecer e manter o atendimento com profissionais de outras regiões.

  2. Estando em casa, pode haver maior envolvimento da família/rede de apoio no tratamento.

  3. Além disso, o próprio paciente se torna responsável pelo seu cuidado, propiciando maior autoconhecimento e sentimento de auto-eficácia.

  4. Os profissionais, por outro lado, recebem a chance de flexibilizar a forma como prestam cuidados, incluindo especialistas de diferentes áreas para que o atendimento prestado seja integral.

  5. Fisioterapeutas podem pensar “fora da caixa” e desenvolver programas de intervenção adaptados e diferentes do comum, podendo incluir individualidades de cada paciente e utilizar o espaço e a rotina dos mesmos para isso (auxiliando na inclusão e na adesão dos pacientes).


2. Barreiras

  1. O acesso e domínio sobre tecnologias pode ser um fator que dificulta que qualquer pessoa possa ter acesso aos atendimentos (tanto pela falta de acesso às tecnologias quanto pela baixa qualidade das mesmas).

  2. Ainda existem preconceitos e resistências, tanto por parte dos pacientes quanto dos profissionais.

  3. Falta de capacitação na modalidade incluída na formação dos profissionais.

  4. É necessário que o paciente tenha um espaço adequado em sua própria casa que possibilite que ele faça os exercícios prescritos.

  5. As plataformas utilizadas para o teleatendimento não são ideais, dificultando a visualização plena do paciente e influenciando na qualidade das informações percebidas.


3. Oportunidades de melhoria

  1. A modalidade ainda permite o desenvolvimento de aplicativos e tecnologias que possam facilitar o uso da telessaúde.

  2. Integração da atenção básica e outros níveis da saúde pública para que o acesso seja mais democrático.

  3. Implementação de estratégias de terapias híbridas, utilizando as facilidades do teleatendimento e as particularidades do atendimento presencial.

  4. Desenvolvimento de plataformas específicas para o teleatendimento, para que a visualização e conexão sejam melhoradas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Bennell, Kim L., et al. Physiotherapists and Patients Report Positive Experiences Overall With Telehealth During the COVID-19 Pandemic: a Mixed-methods Study. Journal of Physiotherapy, vol. 67, no. 3, 2021, pp. 201-209.

 
 
 

Comentarios


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Plexus Jr - Empresa Júnior de Fisioterapia.

bottom of page