Programa de exercícios cardiorrespiratórios para idosos - o treinamento multicomponente
- plexusjr
- 23 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Com o avançar da idade, é natural que os sistemas do nosso organismo passem por um processo de adaptação referente ao envelhecimento. Duas principais adaptações são referentes ao sistema cardiovascular, com a diminuição da capacidade aeróbia, e as adaptações referentes ao sistema musculoesquelético, com diminuição da massa muscular (sarcopenia) e a da força (dinapenia). Por ambos serem extremamente importantes para a manutenção da funcionalidade, qualidade de vida e aptidão física, podem aumentar o risco de quedas, de perda da autonomia e independência e diversos outros fatores.
Sendo assim, os exercícios físicos são de extrema importância para preservar os sistemas que são comprometidos durante o processo de envelhecimento e prevenir possíveis complicações. Além disso, a atividade física promove qualidade de vida, melhora funções cognitivas, aspectos biopsicossociais e previne diversas doenças associadas ao sistema cardiovascular. Por isso, a prescrição adequada de exercícios para a população idosa deve abranger todas essas esferas e uma dessas formas pode ser através do treinamento multicomponente.
O treinamento multicomponente deve englobar o treinamento aeróbico, de força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. O intuito é trabalhar tanto o sistema cardiorrespiratório, quanto o sistema muscular em uma única sessão, o que pode trazer resultados mais eficientes para os pacientes, melhorando a capacidade funcional e diminuindo riscos de mortalidade. Atividades como caminhadas podem ser uma opção, já que trabalha tanto a capacidade aeróbica, quanto a força muscular.
Vale lembrar que a prescrição de exercícios para idosos deve ocorrer de forma individualizada e sempre tentar relacionar com as atividades de vida diária que eles executam. Por isso, antes de determinar a conduta fisioterapêutica, uma avaliação detalhada se faz muito necessária para entender o contexto em que ele está inserido e quais são suas principais queixas, para que esse treinamento faça sentido para ele e esteja de acordo com as suas necessidades e expectativas.
Exercícios físicos são de extrema importância para preservar a saúde e possíveis comprometimentos decorrentes do processo de envelhecimento. Nesse sentido, o treinamento multicomponente tem apresentado resultados clinicamente relevantes sob a força muscular, mobilidade, em indivíduos idosos. O American College of Sports Medicine recomenda um programa de exercício multicomponente, que é definido como um programa completo, que inclui resistência, força, coordenação, equilíbrio e exercícios de flexibilidade para manter a forma física. Dessa forma, o treinamento multicomponente demonstra efeitos positivos no equilíbrio, risco de quedas, melhora da força muscular, marcha, ganhos essenciais à saúde física dos idosos.
Referências:
CAÇOTE, P. Efeitos de um Programa de treino Multicomponente na Cognição e nos Fatores de Risco de Quedas em Idosos com Demência. Porto: C. Pedro. Dissertação apresentada com vista à obtenção do 2o ciclo em Atividade Física para a Terceira Idade apresentado à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2016.
HURST, C., WESTON, K.L., MCLAREN, S.J. et al. The effects of same-session combined exercise training on cardiorespiratory and functional fitness in older adults: a systematic review and meta-analysis. Aging Clin Exp Res 31, 1701–1717 (2019). https://doi.org/10.1007/s40520-019-01124-7
ZALESKI, AMANDA L.; TAYLOR, BETH A.; PANZA, GREGORY A.; WU, YIN; PESCATELLO, LINDA S.; THOMPSON, PAUL D.; FERNANDEZ, ANTONIO B. Coming of Age: Considerations In the Prescription of Exercise For Older Adults. Methodist DeBakey Cardiovascular Journal, 2016, 12(2), 98–104. doi:10.14797/mdcj-12-2-98
Commentaires