Sedentarismo x Comportamento Sedentário
- plexusjr
- 15 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabia que é possível ser considerada uma pessoa fisicamente ativa e mesmo assim adotar comportamentos sedentários no dia a dia? Vem que a gente te explica a diferença!

O comportamento sedentário é definido como qualquer comportamento com um gasto energético menor ou igual a 1,5 METs*, o que pode acontecer em atividades como trabalhar sentado, dirigir ou assistir televisão por longos períodos.
*MET = Metabolic equivalents (uma medida usada para estimar quanta energia estamos gastando durante aquela atividade)
E qual a importância disso?
É importante conhecermos esses conceitos para avaliarmos nossa rotina, já que o comportamento sedentário está associado a aumento de risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, incidência de câncer e até mortalidade.
Mas se eu já faço atividades físicas suficientes para não ser considerado sedentário, o que mais eu posso fazer para não ter esses riscos?
Uma combinação de atividades físicas diárias com um controle do tempo gasto em comportamento sedentário é a forma mais fácil e efetiva de nos protegermos contra esses riscos. Você pode vencer o comportamento sedentário ao:
Fazer pausas durante o trabalho sentado - deixe os objetos que você irá utilizar distantes de você, assim você precisará caminhar até eles sempre que for utilizar.
Exercícios físicos simples também são uma ótima opção para essas pausas, e a Plexus Jr. pode te ajudar com isso (entre em contato e nos pergunte como!)
Em situações de lazer, como quando estiver maratonando aquela série, não passe direto para o próximo episódio, levante para ir ao banheiro ou pegar uma água.
Lembrando que a recomendação da OMS para a realização de atividades físicas para adultos é de no mínimo 150-300 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75-150 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana. Além de fortalecimento muscular em 2 ou mais dias da semana.
Comentários